BILL TAMPINHA E SUA MELHOR AMIGA CORKY |
DICA
PEDAGÓGICA EDUCAÇÃO INFANTIL
1- TÍTULO
DO PROGRAMA
AS
AVENTURAS DE BILL TAMPINHA E SUA MELHOR AMIGA CORKY
2- EPISÓDIO
TRABALHADO
A super
cola
3- SINOPSE
DO EPISÓDIO ESPECÍFICO
O episódio
A Super Cola faz parte da série As aventuras de Bill Tampinha e sua melhor
amiga
Corky.
Neste episódio Bill e sua melhor amiga tentam ajudar dona Apito a colar uma
porta que
seu
cachorro quebrou, para isto buscam a ajuda do cientista. Ele ajuda com algumas
poções
feitas com
colas coloridas que têm efeitos diversos.
4-
PALAVRAS-CHAVE
Cores, cola
forte, ajuda, experimento, cientista .
5- ASPECTOS
RELEVANTES DO VÍDEO
O episódio
apresenta de maneira criativa, por meio de experimentos, conhecimentos
relacionados
à transformação, cores, tamanhos. Tudo isso, enquanto tentam solucionar o
problema da
porta que Timmy quebrou.
6- TÍTULO
DO PROJETO/ ATIVIDADE
Brincando
com as cores e suas transformações.
7- EM QUAL
FASE OU IDADE SERIA MELHOR APLICAR ESSE TRABALHO?
Crianças de 5 a 6 anos.
8-
PRINCIPAIS CONCEITOS QUE SERÃO TRABALHADOS
-
Conhecimento de cores;
- Processos
de transformação
-
Solidariedade.
9- O QUE O
ALUNO PODERÁ APRENDER OU DESENVOLVER COM ESTA ATIVIDADE.
-
Identificar os nomes e quais são as cores primárias;
- Observar
processos de transformações por meio de misturas químicas;
-
Desenvolver a criatividade e a imaginação.
10-
MATERIAL NECESSÁRIO PARA REALIZAÇÃO DA ATIVIDADE
- aparelho
de TV, aparelho de DVD, mídia com o episódio que será trabalhado, ou acesso à
Internet.
- tinta
guache nas cores vermelha, amarela e azul.
- 10 potes
pequenos ou tampas de potes vazios (de tinta guache em tamanho médio), que seriam
jogados fora, para colocar as tintas e fazer novas misturas mágicas.
- duas
cartolinas brancas;
- pincéis;
- folhas de
tamanhos médios maiores que a4, para desenharem em grupos de 3 crianças
11- DURAÇÃO
DA ATIVIDADE
1h para uma
aula.
1º- Etapa
15’ min.
2º- Etapa
20' min.
3º-
Etapa.25' min.
12-
DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE
1º -
Assistir ao filme;
2º - Após
assistir ao filme, estabelecer uma conversa destacando o que aconteceu com a
porta
da dona
Apito. O professor deve fazer perguntas sobre o episódio: onde Bill e sua amiga
foram
buscar
ajuda? Como é este laboratório? Qual a cor da cola que o cientista deu para
eles? Depois
perguntar
quais as cores que apareceram nas colas seguintes. Apresentar as cores
primárias
nos potes:
vermelho, amarelo e azul.
3º - Caso
seja possível, escolher um lugar na área externa da instituição, próximo a
lugares com água para lavar as mãos. Se não houver, a atividade poderá ser
feita na própria sala de aula. No local escolhido, o professor irá propor às
crianças que façam igual ao cientista do filme, porém o experimento será o de
verificar as transformações que ocorrem quando se misturam cores diferentes.
Perguntar quem quer fazer o primeiro experimento, (caso haja mais de uma
criança o professor deve fazer uma brincadeira como "Ai-bai-bia” ou outra
maneira de escolha regional para efetuar a escolha). Deixar que a criança
escolha as cores que deseja misturar. Para isso elas deverão utilizar um palito
de madeira ou outro material que esteja limpo, para que não haja mistura dentro
dos potes com as cores primárias. Explicar para as crianças este procedimento, enfatizando
que é por esta razão que os pincéis devem ser lavados após o uso, para manter a
cor original em cada pote. Depois de feitas várias misturas, propor que em
pequenos grupos ou em duplas, as crianças criem um desenho com as novas cores.
Deixar este desenho exposto na sala.
13-
AVALIAÇÃO DA ATIVIDADE
Nesta
atividade o professor poderá saber pelas falas das crianças que conhecimentos
elas já possuíam sobre as cores e o que conseguiram aprender e ampliar por meio
desta experiência da transformação. Ouvir, observar e registrar durante a
composição dos desenhos o que de fato conseguiram aprender com esta atividade.
14-
DISCUSSÕES TEÓRICAS
Conforme o
Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil-(1998), p.97 "A
confecção de tintas e massas com as crianças é uma excelente oportunidade para
que elas possam descobrir propriedades e possibilidades de registro, além de
observar transformações. Vários tipos de tintas podem ser criados pelas
crianças utilizando elementos da natureza, como folhas, sementes, flores,
terras de diferentes cores e texturas que misturadas com água ou outro meio e peneirados,
criam efeitos instigantes quando usadas nas pinturas”.
Ao
proporcionar atividades como estas, possibilita-se à criança perceber que os
materiais podem sofrer modificações e que estas são feitas por elas, dando-lhe
um poder de criação e desenvolvendo assim sua imaginação e criatividade, por
isto, cabe aqui destacar que atividades como esta proporcionam às crianças um
espaço para do desenvolvimento da criação e imaginação.
TV ESCOLA
Nenhum comentário:
Postar um comentário